Quarta, 17 Outubro 2018

Nos dias 26 e 27 de julho, reuniram-se no prédio da Câmara Municipal de Reginópolis, professores e funcionários das escolas municipais, para participarem de uma formação por meio da Consultoria Pedagógica "Tantas Palavras”.

Na quinta-feira (26/07) em abertura do evento, houve uma oficina sobre: Produção e Revisão de Texto- Funcionalidades e dificuldades em sala de aula, com duração de 8 horas, ministrada pela Professora Mestra Ana Carolina de Picoli de Souza Cruz, que trabalhou os embasamentos didáticos e pedagógicos do tema, focalizando o trabalho em sala de aula. Ensinou técnicas para garantir um melhor êxito na transmissão de informação entre professor e aluno.

Na sexta-feira (27/07) a oficina teve como tema: “Educação Infantil: cuidar, educar, ensinar e aprender” ministrado pela Professora Joice Bergamo Raymundo, que direcionou o trabalho para o corpo docente municipal no período da manhã, e aos funcionários no período da tarde. Abordando assuntos pertinentes ao cotidiano escolar, a postura profissional mediante aos eventos do mesmo, e a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

As palestrantes enfatizaram a importância de despertar a criatividade do aluno, permitindo que ele (a) crie de acordo com o seu repertório pessoal, de forma que as aulas deixem de ser automáticas e passem a ser mais reais para o aluno. Priorizando trabalhos autorais, incentivando a escrita, desenhos e artes, levando-as para o dia-a-dia.

Além disso, foi apresentado modelos de atividades autorais, como a criação de livros (desde a capa, desenhos, estrutura e a história), sugestões de formas para transformar desenhos em bonecos ou estampas para roupas, por fim, foi apresentado uma receita caseira de “massinha de modelar”.

Portanto, entende-se que a partir da necessidade de capacitação de nossos profissionais, tais oficinas trouxeram novos direcionamentos, com pautas que ajudaram e sugeriram melhorias nas aulas, baseado nas dificuldades atuais. Além de novas ideias para trabalhar em sala, que trarão melhores resultados nos rendimentos dos alunos.